sábado, 13 de agosto de 2011





AVM- Faculdade Integrada
Curso: Pedagogia - 2º Período 2011
Disciplina: Educação Ambiental
Grupo Igualdade - Componentes: Adriana Guedes, Andressa Vargas, Délcia, Lucia Pereira, Rita Liziet.
Professor: Vilson
ECO JOGO
Público alvo: alunos de 8 a 12 anos/ensino fundamental
Introdução: Os alunos participarão de uma palestra sobre Educação Ambiental.
Atividade: Oficina Poética – Sopro da Vida
Objetivo: Conscientizar em relação a atitudes ecológicas.
Material: garrafa pet, tule, flocos de isopor.


Ecojogo – sopra-sopra.


Estratégia:
• 1º momento – conversando sobre Educação Ambiental com os alunos; pequena palestra;
• 2º momento – confecção do brinquedo reciclado: sopra-sopra;
• 3º momento – oficina poética;
• 4º momento – Ciências – vento em movimento; cores.

Poesia: Sopro da Vida
Deus deu ao homem o sopro da vida
O homem deu a Deus a terra poluída
Para essa história mudar
Devemos conscientizar

O meio ambiente não mente
Ele está muito carente
Não importa a secretaria
Saúde, educação, meio ambiente
Agir é sinal de cidadania

Uso consciente de energia
Precisamos de sua companhia
Então vamos combinar
Palavrinhas corretas
Hora de soprar

Com força vou soprar
O brinquedo que estou a ganhar
O meio ambiente agradece
A idéia é reciclar
Se tenho fôlego para soprar
Se tenho ar para respirar
Se ainda existe o planeta Terra
É porque Deus está a abençoar
E cada um de nós a cuidar

Hora das palavrinhas
O jogo vai começar
Ajudando o planeta Terra
Todos vamos ganhar
Em relação ao brinquedo
Vamos combinar
Ação ecológica soprar
Ação não ecológica abaixar

Durante essa atividade
Se alguma bolinha soltar
Por favor, vamos limpar!
(Autora: Adriana Guedes)

Leitura da poesia.

Começar já:
1. Valorização da Sociedade Capitalista- abaixar
2. Evitar o desperdício- soprar
3. Lucro desenfreado- abaixar
4. Reciclagem- soprar
5. Desmatamento- abaixar
6. Poluição- abaixar
7. Conscientizar- soprar
8. Desperdício- abaixar
9. Conferência Tbilisi
10. Coleta seletiva- soprar
11. Campanha antitabagismo- soprar
12. Preservar- soprar
13. Sujar- abaixar
14. Refil- soprar
15. Pilhas no lixo- abaixar
16. Queimar folhas e restos de grama- abaixar
17. Ética- soprar
18. Sustentabilidade- soprar
19. Docente e discente consciente- soprar
20. Educação Ambiental- soprar


Atitude ecológica – soprar.


Atitude ecológica – soprar.


Atitude não ecológica – baixar.


Atitude não ecológica – baixar.

Podemos explorar essa atividade, trazendo para ela a interdisciplinaridade: trabalhar Formas, movimento, cor, criatividade.
Trazendo para cada participante, felicidade.
“Levantem os olhos sobre o mundo e vejam o que está acontecendo à nossa volta, para que amanhã não sejamos acusados de omissão, se o homem, num futuro próximo, solitário e nostálgico de poesia, encontrar-se sentado no meio de umparque forrado com grama plástica, ouvindo cantar um sabiá eletrônico, pousadono galho de uma árvore de cimento armado.”
Manoel Pedro Pimentel, Revista de Direito Penal, 24:91.

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.”
(Madre Teresa de Calcutá)

14 comentários:

  1. Essejogo é muito interessante e diferente.Exige conhecimento e muita concentração na hora de abaixar e levantar.Desenvolve uma consciência ambiental de forma apaixonante, pois sensibiliza o participante a pensar na vida.O poema é lindo!
    Parabéns ao grupo!Farei essa dinâmica com minha turma da Eja e com questões mais simples para a de alfabetização.Danielle Bitencourt Mota das Neves P00944

    ResponderExcluir
  2. muito bom o projeto adorei só gostaria de ganhar um eco-sopra-sopra desses como faço umbeijo grande a todos do grupo fiquem na paz.

    ResponderExcluir
  3. muito bom o projeto adorei só gostaria de ganhar um eco-sopra-sopra desses como faço umbeijo grande a todos do grupo fiquem na paz.

    ResponderExcluir
  4. Amei a poesia,
    amei a interatividade,
    amei o sopro de iniciativa
    amei o sopro criatividade.
    P a r a b é n s s s s s s !!!!!

    Monaliza Rocha

    ResponderExcluir
  5. Olá grupo!

    Soprando sentimos a respiração
    e a vida que pulsa
    escutando bela palavras nos inspiramos
    e expirando jogamos fora junto com ar
    o que não nos servem mais
    inspirando e expirando
    vamos vivendo, descobrindo, conhecendo
    e buscando viver cada vez melhor
    no tempo que voa...

    Andréa Lins (P00838)

    ResponderExcluir
  6. Marcia de Jesus Dias16 de agosto de 2011 às 13:52

    O jogo é muito interessante. Esse poema é uma forma de tocar o coração das pessoas, estimular e ajudar a cuidar melhor do Meio Ambiente.

    Comentário feito por: Marcia de Jesus Dias (P00849).

    ResponderExcluir
  7. Criativo, interativo e dinâmico. Cumpre o objetivo de levar a conscientização em relação as atitudes. Gostei da poesia mas achei-a extensa para um jogo.
    Com afeto
    Edna Fagundes (Pedagogas do amanhã)

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do projeto do grupo igualdade. O projeto foi muito criativo e muito interesante possibilitado diversão e informação para os alunos envolvidos. Parabens!

    Vera Lucia Mathias.

    ResponderExcluir
  9. Adorei as fotos da equipe!
    Gostei da idéia

    ResponderExcluir
  10. Muito legal o projeto de vocês ,além de desenvolve a consciência ecológica acaba também estimulando a concentração das crianças.

    flaviane mendes

    ResponderExcluir
  11. Muito dinâmico...como vimos em sala, raciocínio rápido é fundamental. Prende a atenção e integra todos na sala, não apenas do aluno com o sopra-sopra.

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito desse jogo, é bastante didático, fixa a consciência ecológica através de uma bela poesia. O nome do ecojogo "sopra-sopra" nos faz lembrar que sopro é vida, e as atitudes ecológicas e não ecológicas são fixadas através do soprar. Muito bom jogo!

    Renato 2º Período

    ResponderExcluir
  13. O jogo apresenta várias etapas envolventes que estimulam a aprendizagem de forma lúdica e prazerosa. A construção do "sopra-sopra" estimula a coordenação motora fina, a concentração e a reciclagem. A poesia faz pensar, sonhar, acreditar que é possível mudar e ter vontade de criar novas poesias. A brincadeira do sopro relacionada com as atitudes reforça a ideia de que precisamos estar atentos as nossas ações, e respiração. Brincando com a atenção de produzir, escutar e reagir, o jogo nos ensina que a vida é agora, a cada sopro, a cada inspiração, expiração e ação. Portanto, atenção, vamos brincar, mas ajudando a fazer um mundo melhor!

    ResponderExcluir