GRUPO PEDAGOGAS DO AMANHÃ
Adriana Alves Correa
Danielle Bitencourt
Edna Fagundes
Mariangela da Silva Pedroza
Roseni de Paiva Farias
Bolicheco
Objetivos:
Por muitos anos acreditou-se que brincar era um passatempo sem nenhum objetivo. Hoje se sabe que através das brincadeiras a criança passa por uma experiência fictícia e reproduz situações reais, ampliando sua capacidade de imaginar, pensar, falar e agir.
O objetivo é tornar o jogador consciente da importância da natureza e do ambiente em todos os sentidos e estimular à prática diária de atitudes que visam reverter a degradação ambiental.
Este jogo é muito fácil de fazer. Os recursos são:
· - garrafas pets,
· - sacolas plásticas
Pegue sua sucata, monte o seu jogo e torne-se um ser “brincante”!
Material :
O material a ser utilizado na confecção do boliche contribuirá para a redução do lixo no planeta.
· - Garrafa pet
· -Sacolas plásticas de mercado.
As sacolas plásticas que pegamos no mercado ficará na natureza por 450 anos, as garrafas de plástico (pet), por tempo indeterminado.
As boas qualidades do plástico — sua durabilidade e resistência à umidade e aos produtos químicos — impedem sua decomposição. Como esse material existe há apenas um século, não é possível determinar seu grau de biodegradação, mas estima-se que uma garrafa de plástico demoraria centenas de anos para desaparecer.
As boas qualidades do plástico — sua durabilidade e resistência à umidade e aos produtos químicos — impedem sua decomposição. Como esse material existe há apenas um século, não é possível determinar seu grau de biodegradação, mas estima-se que uma garrafa de plástico demoraria centenas de anos para desaparecer.
Isto significa que séculos depois que você não estiver mais na Terra o lixo deixado estará atrapalhando a humanidade.
Regras:
· Pode ser jogado individualmente ou em grupo.
· A bola representa nossas atitudes diante da degradação ambiental, como reflorestamento, despoluição, reciclagem,etc, que derrubará as queimadas, a poluição, a extinção da fauna e flora,etc, representados pelas garrafas (pinos).
· O participante deverá lançar a bola com o objetivo de derrubar os pinos.
Cada pino branco vale 1 ponto, amarelo vale 3 pontos e o laranja vale 5 pontos.
Cada participante arremessa a bola três vezes. Conta os pinos que caíram e verifica sua colocação, o que fez e o que precisa ser feito para ajudar no equilíbrio ambiental:
18 pontos : Ambiente em Equilíbrio
10 a 17 pontos: Ambiente em Risco
01 a 09 pontos: Ambiente em Rota de Extinção
Jogar boliche é muito gostoso.
ResponderExcluirEcologicamente é muito positivo.
Parabéns!!! Monaliza Rocha
Boliche é um jogo muito atrativo para a garatoda, e este,ainda promove a conscientização ambiental de forma diferente.
ResponderExcluirParabéns!
Ana Maria da C G Lopes
É fundamental desenvolver a consciência ecológica e sustentável das crianças desde cedo, principalmente como se observa nesta proposta lúdica. Através de um jogo como este as crianças poderão fazer várias representações simbólicas, como citam os participantes: a bola representa as atitudes positivas relacionadas ao meio ambiente e ela simbolicamente destruirá as ações agressivas do homem a este meio ambiente, derrubando os pinos que as representam, como poluição, queimadas e outros. Quanto mais se derrubam os pinos mais somam-se pontos e os jogadores se aproximam da possibilidade de promover um ambiente em equilíbrio.
ResponderExcluirAcredito que este jogo sensibilizará e proporcionará as crianças um conhecimento sobre as atitudes e cuidados que elas devem ter com o ambiente em que vivem, validando a contribuição que a Educação Ambiental oferece a sociedade.
Nábia Bokehi Bonanno
Todos os jogos, de uma maneira ou de outra, estimulam a reflexão sobre o meio ambiente e conscientizam sobre a importância dos 3R
ResponderExcluirAchei muito original a ideia do BolichECO. Ele, por focar na sustentabilidade (a preservação da vida hoje e no futuro), oferece a possibilidade do desenvolvimento de um eficiente trabalho interdisciplinar (artes, matemática, educação física, história, português, etc) voltado para a EA.
A ideia, mais do que o jogo em si, é interessante por que permite uma aceleração da aprendizagem, já que os alunos se envolvam completamente com o projeto, coletando material, ajudando na sua confecção e, principalmente, discutindo os diversos tipos de ambiente (em equilíbrio, em risco e em rota de extinção).
Adriana Passos Rodrigues
Para construir uma consciência ecológica com as crianças, fazendo com que elas internalizem os conceitos e as atitudes para que o ambiente em que vivemos se torne cada vez mais sustentável, nada melhor do que jogos e brincadeiras. É através do lúdico que as crianças viverão experiências do dia a dia e poderão elaborar esses conceitos. O bolicheco é uma dessas brincadeiras capazes de promover essa consciência de maneira bem divertida, pois além de terem que derrubar os pinos como no jogo convencional, cada pino atingido representa simbolicamente o que realmente precisamos extinguir no Planeta Terra, como a poluição e a extinção da flora e da fauna.
ResponderExcluirAdriana Carneiro da Rocha
O jogo "Bolichelo" dá a criança, de forma divertida, uma conscientização quanto a preservação do meio ambiente. Desde a confecção das peças do jogo, onde a criança pode participar, para a partir daí tomar conhecimento da agressão que fazemos com a nossa casa, o Planeta Terra. Gostei muito da idéia e vou desenvolve-la junto as crianças da Evangelização infantil.
ResponderExcluirAchei o jogo muito bom,pois além de brincar prioriza uma consciência sobre o lixo que deixaremos para ageração futura,pode ser feito com facilidade e pode ser jogado por todas as idades!!vocês foram criativos parabéns.Delcia Miranda.
ResponderExcluirBoliche e um jogo legal e acho que as crianças vão adorar.
ResponderExcluirParece ser muito divertido.
Componentes do grupo do BOLICHECO ( Pedagogas do amanhã)
ResponderExcluirAdriana Alves Correa
Danielle Bitencourt
Edna Fagundes
Mariangela da Silva Predoza
Roseni de Paiva Farias Gonçalves
O jogo foi muito bem elaborado!
ResponderExcluirEsse jogo nos mostra um pouco do que devemos fazer,pois através dele o educador pode usar em sua aula esta atividades.Mostrando meio ambiente com ele estamos acabando com nós mesmos.Nós devemos usar os recursos fornecidos pelo meio ambiente com o menor dano possível ao meio ambiente para assim não prejudicar gerações futuras.Vocês arrasaram e esse jogo nos faz refletir sobre a conscientização do nosso planeta.parabéns .ASS.Margareth Clementino.
ResponderExcluir