quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PROJETO INTERDISCIPLINAR
DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL









PROBLEMA:

 
Com a crescente popularização da Internet, tornam-se cada vez mais evidentes os benefícios que essa importante ferramenta tecnológica pode oferecer ao processo ensino-aprendizagem. E não é por outro motivo que a cada dia surgem novos programas e sistemas educacionais apoiados na Internet, assim como se multiplicam os provedores de sistemas, métodos e conteúdos dedicados à educação, na Rede Mundial de Computadores.

 
Contudo, apesar do grande número de sistemas especialmente desenvolvidos para aplicações educacionais, a aplicação mais comum da Internet, entre os estudantes, ainda é a pesquisa de conteúdos para trabalhos, monografias e congêneres. E o resultado disso é a reprodução indiscriminada de conteúdos, uns copiados de outros, chagando a ser impossível, em alguns casos, a identificação do autor original, tamanha é a quantidade de trabalhos e artigos com o mesmo texto ou, ao menos, com trechos idênticos, palavra por palavra, vírgula por vírgula.

 
Ocorre que a cópia ou reprodução da obra alheia é violação do direito autoral; e a violação do direito autoral é crime! É o que diz na Lei do Direito Autoral, a Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, e no próprio Código Penal, que tipifica o crime de violação do direito autoral.

 
O problema é que muitas pessoas – Muitas mesmo! – não se dão conta da violação legal que estão cometendo, ou simplesmente não consideram a utilização ou reprodução da obra alheia uma violação. E a despeito de a violação legal ser indiscutível, essas pessoas não se consideram infratoras da sua própria ordem normativa moral, isto é, não têm, em suas normas morais mais íntimas, a utilização ou reprodução da obra alheia como uma violação de qualquer espécie. Com efeito, elas realmente pensam que têm o direito de utilizar e reproduzir a obra alheia como melhor lhes aprouver!

 
E não são só estudantes! Professores também utilizam corriqueiramente textos, músicas, versos e até livros e filmes inteiros, sem autorização dos seus respectivos autores. E muitas vezes até realizam farta distribuição de cópias não autorizadas dessas obras para seus alunos, colocando-as à disposição do público, para cópia ou reprodução, através da Internet.


SOLUÇÃO:

 
A partir do estudo cuidadoso e atento da Lei do Direito Autoral e do Código Penal, no que interessa ao problema acima proposto, o grupo deve identificar e compreender, com absoluta segurança, os exatos limites dos direitos autorais no contexto da utilização da informática e da Internet na educação.

 
Feito isso, o grupo deve, então, pesquisar, em livros, artigos e fontes eletrônicas, argumentos adequados e eloquentes para a fundamentação dos limites identificados.

 
Por fim, o grupo deve estabelecer, com absoluta precisão, no contexto das diversas modalidades e hipóteses de aplicação da informática e da Internet na educação, as práticas comuns e conhecidas, de estudantes e professores, que violam o direito autoral e as práticas que não o violam, explicando e justificando, adequada, eloquente e fundamentadamente, as suas assertivas.

 
Para tanto, o grupo deve redigir um texto, de livre formatação e tamanho, podendo, se desejar, enriquecê-lo com casos reais, notícias, fotos etc., para defender, fundamentadamente, suas afirmações. Mas deve apoiar sua argumentação, principalmente, prioritariamente, nas escolhas feitas pelo legislador, as quais estão expressas na Lei do Direito Autoral e no Código Penal, em detrimento de opiniões políticas e ideológicas identificadas na pesquisa, por mais razoáveis ou abalizadas que sejam, por mais renomados que sejam seus autores. As opiniões políticas e ideológicas dos pensadores pesquisados devem servir apenas para ajudar o grupo na compreensão da lei.

 
Enfim, o grupo deve dar especial atenção à legislação especial que rege o tema proposto, que é a Lei do Direito Autoral e o Código penal. Na Biblioteca do Web Ensino, na pasta “LEGISLAÇÃO ESPECIAL”, encontra-se uma versão resumida da Lei do Direito Autoral, que inclui um pequeno trecho do Código Penal, com a descrição do crime de violação do direito autoral (Direito Autoral - Lei 9610-98 Resumida.pdf). O grupo deve analisar e interpretar, com muito cuidado e atenção, todo o referido texto legal, a fim de extrair dele o principal fundamento de suas afirmações. Em outras palavras, o trabalho deve ter fundamento principalmente na lei, ou melhor, em sua interpretação e compreensão do texto legal fornecido, muito mais do que em posições políticas, sociológicas, antropológicas ou ideológicas encontradas nas pesquisas empreendidas.

 
Regras do Trabalho:

 
O grupo deve postar a sua produção no Blog da disciplina.

1- O grupo deve ter, no máximo, 5 componentes.

 
2- O grupo deve escolher um líder e enviar um e-mail para a Tutoria – tutoria.pedagogia@avm.edu.br para cadastrarmos o líder do grupo no Blog.

 
3- Caso você já tenha feito postagens no Blog, quando cursou as disciplinas de “Promoção da Saúde”, “Didática I”, “Políticas Educacionais” ou “Educação e Meio Ambiente”, você já está cadastrado no Blog e não precisa solicitar o convite à Tutoria.

O endereço do Blog é o seguinte:

Caso tenha dúvidas sobre como fazer postagens no Blog, veja o Tutorial disponível no webensino/Biblioteca.

Bom trabalho!

Profº Carlos Leocádio e Tutoria da Graduação: curso de Pedagogia.

domingo, 13 de novembro de 2011

link do video...

Olá,
o hiperlink do video no slideshare não está funcionando...então segue o link do "Tá limpo!"

http://www.youtube.com/watch?v=mVnX2ZGlo3k

=)

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

Grupo Pedagogas do Amanhã

EDNA MARIA SALES FAGUNDES 
 MARIANGELA DA SILVA PEDROZA
 REJANE DE SOUSA COSTA
 ROSENI DE PAIVA FARIAS GONÇALVES







Referências Bibliográficas
Lé Com cré, de José Paulo Paes. São Paulo, Ática, 1999
Uma letra puxa a outra, de José Paulo Paes. São Paulo, Companhia das letrinhas, 1996
Caderno Pedagógico da Secretária Municipal de Educação de Caxias 2011

Site o portal do piolho www.piolho.org.br
Música O Piolho de Bia Bedran
Laboratórios Sintofarma

Promoção a saúde e Qualidade de vida

Professora: Esther Araujo

Alunos:

Hugo Leonardo da Silva

Cleide de Souza Lima Santos

Deise Luci Baptista da Silva

Alessandra de Souza

Marcos Pereira da Silva

Renato Cézar Rego Santiago




segue link dos slides:


Projeto Interdisciplinar

GRUPO ESPERANÇA
COMPONENTES DO GRUPO


Ana Cristina de A.Bispo - P00930
Verginia M. C. Lanzarini - P00012
Rose Tenorio de Oliveira - P00904
Rosemary M. Rodrigues - P01011

  SAÚDE BUCAL

  Adriana Passos Rodrigues – P00974
  Rosemary de Oliveira – P00971
  Denise Maria Martins Teixeira – P00940

BOCA

DISCIPLINA: PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA / PROF. ESTHER

GRUPO:

ALUNO(A) Adriana
ALUNO(A) Andressa Vargas
ALUNO(A) Aline
ALUNO(A) Delcia
ALUNO(A) Lucia
ALUNO(A) Rita Liziet


PLANO DE AULA


Identificação:

• 7º ao 9º ano – EJA (Educação de Jovens e Adultos)
• Carga Horária: 3 tempos /60min./ CH 03:00h

Área de Conhecimento:

• Orientação Sexual

Delimitação de Tema:

• DSTS
Objetivos:
• Perceber aspectos importantes no que se refere a TER respeito pelo corpo (o próprio e o do outro);
• Refletir criticamente sobre os temas: gravidez, métodos anticoncepcionais e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs);
• Conscientizar sobre a importância de uma vida sexual responsável.

Conteúdo:

• Métodos contraceptivos;
• Aborto ;
• Doenças sexualmente transmissíveis;
Diversidade sexual.


Instrumentos:

• Data Show
Reportagem: Revista Capricho “Camisinha tem que usar”;
Imagens de DSTS.

• Som
Música: Ideologia “Cazuza”.

• Folha Ofício
• Canetas Hidrocor (coloridas)

Metodologia:

• Preleção verbal;
• Apresentação da Reportagem no Data Show;
• Apresentação das imagens DSTs no Data Show;
• Discussão de figuras com o uso do Data show;
• Observação e reflexão da Música “cazuza”.

Atividades Desenvolvidas:

• Atividades em grupo com os seguintes questionamentos sobre as mídias: Texto “camisinha tem que usar” e Música “Cazuza”

a) Os alunos sabem o que a sigla DSTS significa?
b) Selecione na música: versos ("Essa febre que não passa", "Meu prazer agora é risco de vida" e outros) e discuta seu significado;
c) Por que há diferenças tão marcantes entre homens e mulheres quando o assunto é proteção? Questão cultural ou egoísmo?

• Reflexões dos grupos X Debate;

• Confecção de um Manual de prevenção às DSTs. e Manual como usar camisinha.


Referencias Biográficas:

• Cazuza – Música “Ideologia”
• Artigo – Camisinha tem que usar “Revista Capricho”
• Mídia – DSTs / www.dominiopublico.gov.br


ARTIGO: CAMISINHA TEM QUE USAR (REVISTA CAPRICHO)




• Há 12 anos, a revista Capricho (ao lado), da Editora Abril, lançou uma campanha inédita no Brasil dirigida aos adolescentes - Camisinha: Tem que Usar. De lá para cá, a publicação não parou de bater nessa tecla. Em 2004, a Unesco realizou o primeiro levantamento oficial acerca da sexualidade dos jovens brasileiros. Foram ouvidos 16.422 estudantes com idade entre 10 e 24 anos, moradores de 13 capitais e do Distrito Federal. A seguir, as principais conclusões do estudo sobre o uso da camisinha.
• É o método contraceptivo mais confiável segundo 47,7% a 71,9% dos rapazes e 47,3% a 68,4% das moças.
• O uso de preservativo masculino é tido como dupla proteção, servindo tanto para evitar a gravidez quanto prevenir DSTs - a aids em particular.
• Em vários depoimentos femininos, observa-se que os garotos assumem a iniciativa pelo uso da camisinha. Isso não ocorre necessariamente pelo cuidado com a parceira, mas pelo medo das DSTs - com ênfase para a aids - e, principalmente, pelo receio de provocar uma gravidez precoce.
• Ignorar a camisinha é uma atitude relacionada, em muitos casos, ao tipo de representação que a pessoa tem do parceiro. Os principais motivos citados para o não uso são: falta do preservativo no momento do ato; transar só com o parceiro em que confia; achar que a camisinha diminui o prazer; e pensar que não corre risco de contrair o vírus da aids.
• Perguntados se usam preservativos habitualmente, 4,8% a 20,2% dos jovens afirmam nunca tê-lo feito. Os índices variam conforme a cidade.
• Muitos jovens, de ambos os sexos, não se sentem vulneráveis e não se consideram possíveis transmissores do HIV.
• De cada 100 pais, entre 60 e 80 recomendam que os filhos usem camisinha.

Promoção de Saúde e Qualidade de Vida

EDUCAÇÃO ALIMENTAR, SAÚDE E BEM ESTAR

Nossa aula foi sobre alimentação e saúde, falamos sobre trash food e alimentação equilibrada e sobre o que deve-se priorizar e evitar na hora de escolher o que comer. Para darmos um exemplo sobre o mal causado pela trash food, utilizamos um
slide que fala sobre a Dieta do Palhaço - Super Size Me.
Segue abaixo o slide utilizado:








Segue abaixo o conteúdo da aula:


Olá alunos, hoje vamos aprender sobre alimentação e saúde. Vamos começar a aula falando sobre o que não devemos fazer. Alguém
aqui sabe dizer se anda se alimentando mal? Vocês sabem o que é trash food? Trash food é a comida enlatada ou de lanchonetes que não tem nutrientes, só servem para engordar.
O que é alimentação equilibrada? Alimentação equilibrada é aquela que fornece tudo que nosso corpo precisa para ser saudável sem excessos. Mas alguém sabe como fazer uma dieta alimentar equlibrada? Vamos aprender isso este mês!
Vocês sabiamque mesmo se você é magro, pode ser que você não se alimente bem? Vocês dormem bem? Vocês tem energia para estudar e brincar? Os alimentos nos dão energia! Vamos ver uma figura que nos ensina como devemos nos alimentar. É uma pirâmide alimentar:



Viram? Devemos comer muitos cereais, hortaliças, frutas, legumes, vegetais. Um pouco de proteína também é muito importante! Principalmente para vocês que estão em crescimento.
O que devemos comer? Açúcar, doces, corantes, conservantes, fritura, gordura. O que devemos comer muito? Vegetais, frutas, legumes e cereais integrais.
Temos dois deveres para casa:
*Primeiro vemos anotar em um caderno, por um mês, tudo o que comemos. Ao final vamos analisar nossa alimentação, vendo se ela é equilibrada e o que podemos fazer para melhorar.
* Outra tarefa é pesquisar uma receita gostosa e saudável, com frutas ou legumes, para trazer para semana que vem e dividir com os colegas. Vamos fazer uma festa, mas só pode ser comida saudável.
Também vamos escrever todas as atividades físicasque fazemos. Vocês sabem que é importante se exercitar por pelo menos 45 minutos ao menos três vezes por semana? Vocês fazem isso?
Quem sabem formas divertidas de se exercitar? Há muitas brincadeiras que são muito importantes para saúde: bicicleta, skate, pique pega, esconde esconde... Outras brincadeiras, como video game, ler um livro, que são paradas, são boas para exercitar o cérebro, mas não podem ser nossas únicas atividades. O importante é ter equilíbrio, fazer um pouco de cada coisa.
Vamos terminar com um debate: O que vocês gostaram mais de aprender? Vamos falar sobre nossos hábitos? O que acha que pode fazer para ficar mais saudável? O que acha mais difícil?



Grupo Nota 10: Maria Luiza Knoller
Maria Isabel Baliu
Krícia Ramos
Juliana Bittencourt
Silvania Paladine
Cinthia Nolasco.