sexta-feira, 14 de outubro de 2011


Pierre Lévy fez mestrado em História da Ciência e doutorado em Sociologia e Ciência da Informação e da Comunicação, na Universidade de Sorbonne, França. Trabalha desde 2002 como titular da cadeira de pesquisa em inteligência coletiva na Universidade de Ottawa, Canadá. É membro da Sociedade Real do Canadá (Academia Canadense de Ciências e Humanidades). Em seu livro A Revolução Contemporânea em matéria de Comunicação, Lévy faz uma análise da evolução da humanidade, abordando o desenvolvimento da Internet e a digitalização da informação.



"A ideia da engenharia dos laços sociais, no fundo, é a de explorar ao máximo todas as riquezas humanas existentes nas populações. Há pessoas com habilidades, qualificações que nem sempre são usadas pelos outros, ou valorizadas no meio em que vivem." ( Pierre Lévy)


Esta citação se adéqua ao momento educacional atual. Hoje em dia, as crianças conhecem e manuseiam os mais diversos instrumentos tecnológicos e fazem uso da Internet com bastante habilidade, mas com pouca consciência ética! Na perspectiva de utilizar e desenvolver estas habilidades, os professores devem manter-se atualizados e desenvolver projetos pedagógicos que incluam esta ferramenta numa perspectiva de conscientizar o seu uso e a sua prática. Explorar e valorizar estas habilidades de forma integrada, são uma maneira de educar com qualidade e tornar a aprendizagem significativa. O conhecimento vindo dos alunos deve contribuir para que a engenharia de laços sociais futuramente, sejam ainda mais úteis e conscientes do que são hoje.


GRUPO REFLEXÃO
DIDÁTICA I
Alunos:
Aline Noel da Silva Ribeiro;
Fernanda Marques Pereira Santos;
Hugo Leonardo da Silva; e
Pasqualina Miceli Toscano.


Links imagens:
http://1.bp.blogspot.com/_PGuFKn8VifE/S8yCk2fnV2I/AAAAAAAAAD4/mZ2is9irnNc/s1600/levy-coletiva-11.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSDFeTVl9mNkR-WkC44D-m69u3q7rnX4U7egClbuatYZCDi8fd5zR2UXbDLKmZ4Wj8PzPJfjgDQZdnNfVjLDPKOYzFldACmuH9RsALDhs1BkdDH2n45SXE0SuG8z5wGtaZdrXkNYR1FzQ/s1600/7143_0700lWMzV1uSgT3C.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário