
Sendo a aprendizagem fruto de um processo intencional, o sucesso do ensino depende de constantes reflexões sobre a prática educativa. Na sociedade da informação faz se urgente a apropriação, por parte dos professores, das ferramentas tecnológicas.
Há mais de 25 anos tenta-se comprovar a eficácia do uso da tecnologia na educação a pergunta recorrente é: usar a tecnologia para ensinar faz os alunos aprender mais?
Em um estudo feito pela UNESCO foi avaliado o desempenho de alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo, onde as salas de aula possuíam lousa digital e cada aluno tinha seu próprio computador, utilização de softwares educativos, e de acordo com a pesquisa o avanço foi de duas a sete vezes em relação aos colegas de salas de aula comuns.
Para que haja êxito, no uso das tecnologias na ação educativa, não basta apenas fornecer os equipamentos é preciso que haja a formação continuada do professor favorecendo a interação entre professor e aluno.
É necessário reforçar a idéia de ensinar de forma diferente, utilizando novos meios de dar aula, estimulando, e desafiando os alunos a utilizar a criatividade. Retomar a prática docente como uma via de mão dupla onde o professor e o aluno tenham um contato com novas tecnologias, sem nenhum tipo de preconceito, onde serão estimulados a pesquisar novas maneiras de usá-las.
A tecnologia pode servir de mediadora para estilos de aprendizado, auxiliando na assimilação de novos conteúdos e na construção de habilidades que não vemos em aulas tradicionais.
Grupo: Educar para Mudar
Disciplina: Didática I
Ana Claudia Fontinele Mumme
Edmara Fonseca da Silva
José Luiz Gasiglia Junior
Vivian Pereira Novaes

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