quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O uso das novas tecnologias na ação educativa.

"O conhecimento não procede nem da experiência única dos objetos nem de uma programação inata pré-formada no sujeito, mas de construções sucessivas com elaborações constantes de estruturas novas" (Piaget, 1976 apud Freitas 2000:64).

Sendo a aprendizagem fruto de um processo intencional, o sucesso do ensino depende de constantes reflexões sobre a prática educativa. Na sociedade da informação faz se urgente a apropriação, por parte dos professores, das ferramentas tecnológicas.

Há mais de 25 anos tenta-se comprovar a eficácia do uso da tecnologia na educação a pergunta recorrente é: usar a tecnologia para ensinar faz os alunos aprender mais?

Em um estudo feito pela UNESCO foi avaliado o desempenho de alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo, onde as salas de aula possuíam lousa digital e cada aluno tinha seu próprio computador, utilização de softwares educativos, e de acordo com a pesquisa o avanço foi de duas a sete vezes em relação aos colegas de salas de aula comuns.

Para que haja êxito, no uso das tecnologias na ação educativa, não basta apenas fornecer os equipamentos é preciso que haja a formação continuada do professor favorecendo a interação entre professor e aluno.

É necessário reforçar a idéia de ensinar de forma diferente, utilizando novos meios de dar aula, estimulando, e desafiando os alunos a utilizar a criatividade. Retomar a prática docente como uma via de mão dupla onde o professor e o aluno tenham um contato com novas tecnologias, sem nenhum tipo de preconceito, onde serão estimulados a pesquisar novas maneiras de usá-las.

A tecnologia pode servir de mediadora para estilos de aprendizado, auxiliando na assimilação de novos conteúdos e na construção de habilidades que não vemos em aulas tradicionais.

Grupo: Educar para Mudar

Disciplina: Didática I

Componentes:
Ana Claudia Fontinele Mumme

Edmara Fonseca da Silva

José Luiz Gasiglia Junior

Vivian Pereira Novaes




Nenhum comentário:

Postar um comentário