RELAÇÃO EDUCADOR/EDUCANDO – ENSINO/APRENDIZAGEM
SEGUNDO JEAN PIAGET
Disciplina: Didática I
Grupo: Education
CLEIDE DE SOUSA LIMA SANTOS P00936
DEISE LUCI BAPTISTA DA SILVA - P00935
MARCOS PEREIRA DA SILVA P00938
Professora: Flávia Cavalcanti
“A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe”.
(Jean Piaget)
A metodologia epistemológica de Piaget permite ao educador e educando uma interação constante, construindo assim, um diálogo permanente entre ambos. Neste belo contexto de ensino/aprendizagem os envolvidos se realizam, pois se descobrem com o que já trazem e com as novas descobertas que surgem durante o processo educacional. Piaget compreende que o educador deve ser também um observado e, que esta observação deve ser criteriosa para pode sentir o desenvolvimento do educando, podendo assim, investigar e a partir daí incentivá-lo e principalmente auxiliá-lo. Piaget mostrou-se também preocupado na percepção e a espontaneidade do educando, que podemos perceber possui autonomia. Piaget coloca a relação educando/educador como sendo baseada, no diálogo mais fecundo, onde os “erros” dos estudantes passam a ser vistos como integrantes desse processo.
Fonte: www.wikipédia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário