quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Projeto interdisciplinar - Didática 1


Grupo Mais Educação

Ana Paula Bernardo Nogueira
Cínthia  Martins Nolasco
Flaviane de Souza Mendes
Ursula Braga Semeão da Silva
Vera Maria Tavares Parente

Papel da Escola na Sociedade da Informação.



A busca que a criança tem com sua curiosidade em tudo ao seu entorno levando a experiência de tentar resolver situações pertinentes ou não, nos remete a Paulo Freire (2007)  que destaca a importância do professor conhecer e usar a curiosidade como caminho para o processo ensino/aprendizagem que provoca a motivação da busca do saber, e isto ocorre comumente através das brincadeiras e pesquisas realizadas através das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação facilitando a construção do conhecimento não somente científico, tecnológico, mas também o de mundo, que dirá dizer de mundos. Pois brincar é sentir a liberdade, reviver os bons momentos e, até relaxar deixando prevalecer a curiosidade, em situações próprias, para que a aprendizagem se torne mais leve e agradável no convívio diário.


FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia saberes necessário à pratica educativa 36 ed. São Paulo: Paz Terra, 2007.

"Como professor devo saber que sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino. (2007.p.85)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário