Grupo Pedagogas do Amanhã
Edna Maria Sales Fagundes Fagundes
Mariângela da Silva Pedrosa
Rejane Branca Costa
Roseni de Paiva Farias Gonçalves
“ Minha longa experiência dos homens simples, das crianças e dos animais convenceu-me de qe as leis da vida são gerais, naturais e válidas para todos os seres. Foi a escolástica que complicou perigosamente o conhecimento dessas leis, fazendo-nos acreditar que o comportamento dos indivíduos obedece unicamente a dados misteriosos dos quais uma ciência pretensiosa se atribui a paternidade, como numa espécie de reserva à qual as pessoas do povo, inclusive os professores, não tem acesso.”
(C. Freinet/ Pedagogia do Bom Senso)
Os ressaibos desse modelo que ainda permeiam a Educação continua desfavorecendo a pensamento crítico e engessando mentes para que sejam de fácil manipulação. As Novas Tecnologia da Informação e Comunicação surgiram trazendo consigo novos paradigmas e novos desafios , principalmente, o de se educar de forma integral a todos (não só a poucos) para que a compreensão de responsabilidade social se concretize de fato. Nesse panorama a tecnologia ajuda a ganhar tempo em pesquisas, tornar aula mais interessante e aproxima professores e alunos através das redes de relacionamento. Mas, considerando sempre que não é a tecnologia que favorece o pensamento crítico e sim a interferência do professor como estimulador desse pensamento.
O papel da escola na sociedade da informação.
ResponderExcluirAs leis da vida são gerais e validas para todos.
É na escola e no professor ainda despreparado, que se encontra a primeira barreira em desenvolver novos modelos didáticos que utilizem as TIC’S como métodos didáticos mais atrativos e dinâmicos. Esses modelos, possuem a potencialidade de romper com modelo e conceitos educacionais tradicionais, os quais vem se reproduzindo perpetuamente na submissão dos conceitos ainda fundamentadas nas culturas dominantes. O engessamento das mentes, pela utilização de conhecimentos adquiridos nos bancos das escolas deve ser passado a limpo, com a utilização de um antivírus potente, liberando o protagonismo do aluno, para além do acumulo de informações. Isto, pode ocorrer com a utilização das Tendências pedagógicas atuais, nas quais incorporam-se as tecnologias da informação, levando o educando a aprender a aprender. Mediando-o a lidar com as informações com discernimento e responsabilidade. Desta forma, o aluno passa a aplicar os conhecimentos de seu interesse construídos pela resolução de seus problemas, desenvolvendo assim, a capacidade de ele tomar vir a tomar decisões que o conduzam ao desenvolvimento de um pensamento crítico e cidadão.
Texto adaptado de http://projetointerdisciplinar20112.blogspot.com