Grupo Educação para Todos
Ana Paula Bernardo Nogueira
Camila Brasil Paschoal de Araújo
Cínthia Martins Nolasco
Cínthia Martins Nolasco
Flaviane de Souza Mendes
Ursula Braga Semeão da Silva
Vera Maria Tavares Parente
Estes dois métodos visavam uma produção grande em um curto espaço de tempo maximizando os lucros. Atualmente a educação profissional ainda apresenta traços dos métodos supra citados, já que a qualificação profissional do individuo fica menos dispendiosa quando feita sobre este moldes. Podemos ilustrar esta questão de forma clara quando analisamos o filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin, a película é uma sátira perfeita do assunto. Conta a história de um operário empregado de uma grande fábrica. Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress e, estafado, perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, como os botões de uma blusa, por exemplo. Ele é despedido e, logo em seguida, internado em um hospital. Após ficar algum tempo internado, sai de lá recuperado, mas com a eterna ameaça de estafa que a vida moderna impõe: a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria.
Nos dias de hoje não podemos concordar com este tipo de educação que atrofia o pensamento do individuo, o papel da escola na sociedade da informação é ensinar sobre cidadania, ética, propriedade intelectual, reparando jovens adaptáveis e criativos que lidem com as informações de forma rápida e natural. Formar cidadãos éticos para o mercado de trabalho é uma das principais necessidades atuais.
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