domingo, 11 de setembro de 2011

PROJETO INTERDISCIPLINAR - POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Grupo Educação para Todos

Ana Paula Bernardo Nogueira
Camila Brasil Paschoal de Araújo
Cínthia  Martins Nolasco
Flaviane de Souza Mendes
Ursula Braga Semeão da Silva
Vera Maria Tavares Parente

O Taylorismo e o Fordismo tiveram início no séc. XX e provocaram mudanças no ambiente industrial. Estes dois sistemas visavam à racionalização extrema da produção e por conseqüência: o lucro. O Taylorismo foi desenvolvido pelo engenheiro mecânico, Frederick Winslow Taylor, e consistia em uma série de métodos para a produção industrial. Na qual um funcionário deveria apenas exercer sua função em um pequeno espaço de tempo, não havendo a necessidade de conhecimento da forma como se chegava ao resultado final. Desta forma o conhecimento do processo produtivo era de responsabilidade exclusiva do gerente, que também fiscalizava o tempo destinado a cada etapa de produção. Nesta mesma linha de pensamento surgiu o Fordismo, desenvolvido por Henry Ford, cuja principal característica era a introdução das linhas de montagem, na qual cada operário ficava em um determinado local realizando uma tarefa especifica, enquanto o produto fabricado se deslocava para o interior da fábrica em uma espécie de esteira.
Estes dois métodos visavam uma produção grande em um curto espaço de tempo maximizando os lucros. Atualmente a educação profissional ainda apresenta traços dos métodos supra citados, já que a qualificação profissional do individuo fica menos dispendiosa quando feita sobre este moldes. Podemos ilustrar esta questão de forma clara quando analisamos o filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin, a película é uma sátira perfeita do assunto. Conta a história de um operário empregado de uma grande fábrica. Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress e, estafado, perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, como os botões de uma blusa, por exemplo. Ele é despedido e, logo em seguida, internado em um hospital. Após ficar algum tempo internado, sai de lá recuperado, mas com a eterna ameaça de estafa que a vida moderna impõe: a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria.
Nos dias de hoje não podemos concordar com este tipo de educação que atrofia o pensamento do individuo, o papel da escola na sociedade da informação é ensinar sobre cidadania, ética, propriedade intelectual, reparando jovens adaptáveis e criativos que lidem com as informações de forma rápida e natural. Formar cidadãos éticos para o mercado de trabalho é uma das principais necessidades atuais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário