GRUPO: IGUALDADE
DELCIA GOMES MIRANDA
LUCIA DA COSTA PEREIRA
RITA LIZIET FERREIRA DE CARVALHO
ADRIANA GUEDES GARCIA MARINS
ANA CLAUDIA FONTINELE MUMME
ANDRESSA VARGAS DE CARVALHO

No início do século XX duas formas de organização de produção industrial provocaram mudanças significativas no ambiente fabril: o taylorismo e o fordismo.
Esses dois sistemas visavam à racionalização extrema da produção e, conseqüentemente, à maximização da produção e do lucro.
Tanto o taylorismo quanto o fordismo tinham como objetivos a ampliação da produção em um menor espaço de tempo e dos lucros dos detentores dos meios de produção através da exploração da força de trabalho dos operários. O funcionário da fábrica se especializava em apenas uma etapa do processo produtivo e repetia a mesma atividade durante toda a jornada de trabalho, fato que provocava uma alienação física e psicológica nos operários. A única preocupação era multiplicar a quantidade de seus produtos, a fim de tirar vantagem em tudo, não dando a mínima para felicidade de quem os produzia.

Um exemplo do que esse sistema produzia, foi vivido por Simone Weil, Uma filósofa ativista francesa,que pediu licença do seu trabalho no Magistério,em 1934 para viver como e entre operários,durante 2 anos na linha de montagem de carros reunaut, em 1 ano ela adoeceu O “Journal d’usine” (“Diário da fábrica”) que ela manteve durante esse período observa que “a exaustão me fez esquecer finalmente as verdadeiras razões pelas quais estou na fábrica; ela faz quase invencível a tentação que esta vida traz consigo: não mais pensar”. Ela ficou tão traumatizada por sua experiência fabril, que abandonou imediatamente quaisquer noções românticas que ainda tivesse sobre o proletariado. Ela descobriu que a opressão não resulta em rebelião, mas em obediência e apatia – e até mesmo na internalização dos valores do opressor.

O SISTEMA TAYLORISTA E FORDISTA IGNORAVAM TODA E QUALQUER CAPACIDADE HUMANA, CRIATIVIDADE, COGNIÇÃO,HABILIDADE, REDUZINDO O HOMEM A MOVIMENTOS MECÂNICOS E VAZIOS, DIZIMANDO TOTALMENTE QUALQUER POSSIBILIDADE DE APRENDIZADO,EXPANSÃO, ENTENDIMENTO E CRESCIMENTO HUMANO.
É CLARO QUE ESSE SISTEMA É TOTALMENTE CONTRÁRIO A SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, ONDE AS PORTAS DE COMUNICAÇÃO FORAM ABERTAS GLOBALMENTE, PELA TECNOLOGIA, E MAIS DO QUE NUNCA SE PRECISA DO HOMEM INTELECTUAL, QUE PENSE, SE INFORME, PROCESSE, APRENDA, ENTENDA, SEJA CRÍTICO.
QUANTO AOS DOIS TIPOS DE ESCOLA, A OUTRA SERIA A ESCOLA TRANSFORMADORA, DE DERMEVAL SAVIANI - CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS, PENSAMENTO CRÍTICO DA EDUCAÇÃO QUE LEVA O HOMEM A AUTONOMIA, VIDE ESCOLA TRANSFORMADORA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário