terça-feira, 13 de setembro de 2011

PROJETO INTERDISCIPLINAR - POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Grupo EducAção

Integrantes: Carla Maria Queiroz de Araújo
Eduardo Ferreira de Moraes
Natalia Braga Pinheiro
Tracy Jayne Bassim Braga
Viviane da Silva Brito de Morais


No filme “Tempos Modernos” de Charlie Chaplin, podemos perceber que a função do trabalhador era muito diferente em relação à mesma função nos dias de hoje. Naquela época, o trabalhador era treinado de forma intensa para exercer o máximo de seu potencial para produção em série, em linhas de montagem como vimos no filme, ou seja, uma forma de aumentar a produtividade do trabalho industrial. O interesse de reduzir custos, colocando o homem para trabalhar como uma máquina, sendo controlado e monitorado durante o seu tempo de trabalho. Cada homem produzindo tarefas específicas numa forma contínua e repetitiva, visto como uma máquina, sem direito a erros e a ter privacidade.

Esta forma de visualizar o trabalhador não estimula a liberdade e nem a iniciativa. Como vimos no filme, nem um almoço digno, com um descanso mínimo era permitido. O trabalhador era tratado igual a uma máquina até na hora de comer, como podemos observar o auxílio de uma máquina no ato da refeição.

Relacionando com os modelos de escola, o foco da escola Taylorista seria a formação mínima, ensino daquilo que será necessário apenas para executar uma ação. Já na visão Fordista seria o ensino de produção de massa em série, ou seja, ensinar a produzir diversas vezes o mesmo material, visando o objetivo quantitativo. Em ambos os modelos não há uma consciência crítica do que é estudado, mas uma repetição do que foi ensinado de maneira rígida; não possibilita uma análise elaborada de como alcançar maiores conhecimentos, que poderão ser aplicados no trabalho e na vida cotidiana.

Acreditamos que a visão da escola Taylorista e Fordista não atendem aos requisitos da sociedade da informação porque não oferecem uma vida humana digna para o trabalhador. As ferramentas desta informação deveriam melhorar o padrão de vida, oferecendo uma autonomia, liberdade e um pensamento crítico e diversificado.

Hoje, com as novas leis e criações de sindicatos, existe uma maior defesa para o trabalhador, indicando pisos salariais e jornadas de trabalho, melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores, além de cursos de qualificação para o crescimento profissional proporcionando a promoção do indivíduo dentro da empresa e da sociedade.

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